No último dia 22/06 (quinta-feira), no Centro de Eventos do Ceará, o
governador Camilo Santana comandou a premiação de 265 escolas públicas
cearenses que se destacaram em 2016, no Prêmio Escola Nota Dez. De
Camocim, foram premiadas as Escolas de Ensino Fundamental Antonio
Álvares Filho (Tamboril), Cel. Vicente de Paula Aguiar (Pedra Branca),
Francisco Ottoni Coelho, Manoel Crispim de Brito (Tapuio), Natália
Albuquerque Lopes, Professora Sara Barros Gomes de Lima e São Sebastião
(Amarelas).
A Comissão Municipal do Sindicato APEOC parabeniza, pelo reconhecimento
merecido, as equipes destas sete escolas. De modo muito especial,
destacamos a figura do(a) Professor(a), o(a) grande responsável por
operacionalizar, de forma exitosa, planos e projetos, empenhando
esforços, enfrentando tensões, superando barreiras e construindo, passo a
passo, os bons resultados. As felicitações são extensivas a todos
aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para tais conquistas,
pois premiações, geralmente, são resultados de todo um grupo empenhado
em superar metas e determinado a satisfazer os anseios da comunidade.
O reconhecimento, porém, pode ir além da apoteose das necessárias
solenidades. Um bom norte para isso está apontado no Plano Municipal de
Educação (Lei Municipal nº 1130/2015), documento que assumiu como
estratégia a "Criação de incentivo profissional remunerado a todos
os servidores das escolas que se destacaram ou avançaram em seus
desempenhos aferidos nas provas do SPAECE/IDEB".
Trocando em miúdos: a escola premiada teria como premiação o pagamento
de um valor extra para todos os que ali trabalham, sejam docentes ou
não. Essa seria uma forma concreta de reconhecer que bons resultados são
frutos do empenho de todos e de incentivar, ainda mais, o envolvimento
dos diversos profissionais na efetivação da educação que queremos, além
de certamente repercutir em toda a rede pública municipal, na medida em
que poderia incentivar servidores de outras unidades escolares a
reforçarem o empenho em favor da aprendizagem.
Por fim, é muito bom saber que, mesmo com pendências na valorização do
docente (como a necessidade de regularização das progressões na
carreira), mesmo diante de infraestruturas ainda precárias (como os
sérios problemas de ventilação nas salas de aula) ou diante do alto
número de contratados (o que favorece a rotatividade de profissionais e
acaba repercutindo na descontinuidade das políticas educacionais), o
Município consegue destacar-se nos resultados escolares. Tal reflexão
nos leva a pensar: melhor seria se brechas como as aqui citadas fossem
reduzidas, garantindo resultados ainda melhores, contínuos e
impactantes.
Fonte: APEOC de Camocim
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