Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

MP disponibiliza à Apeoc documentos sobre investigação dos consignados


Na ocasião, foi entregue ainda ao promotor Ricardo Rocha um ofício solicitando a participação do sindicato Apeoc no procedimento administrativo que investiga as práticas de empréstimos consignados no Estado
    O promotor Ricardo Rocha disponibilizou hoje para o Sindicato de Professores Apeoc toda a documentação referente à investigação tocada pelo Ministério Público Estadual sobre supostas irregularidades nos empréstimos consignados para servidores públicos. A decisão se deu após encontro com o presidente do sindicato, professor Anízio Melo, o secretário jurídico Sérgio Bezerra e o assessor jurídico da entidade Ítalo Sérgio. 
    Na ocasião, foi entregue ainda ao promotor um ofício solicitando a participação do sindicato Apeoc no procedimento administrativo que investiga as práticas de empréstimos consignados no Estado. Existe a suspeita de tráfico de influência e de cobrança de juros acima dos praticados pelo mercado.

    Durante a reunião, Ricardo Rocha informou que as investigações foram divididas em duas frentes: uma para investigar possível ato de improbidade administrativa na contratação da empresa gestora dos empréstimos, a Administradora Brasileira de Crédito (ABC), e outra para investigar a denúncia de existência de taxas abusivas nos contratos de empréstimos consignados. 
    Ainda segundo Ricardo Rocha, as investigações foram iniciadas em setembro de 2011 e, atualmente, encontram-se na fase de instrução , em que são colhidos depoimentos e documentos das instituições financeiras e empresas envolvidas. Uma cópia do procedimento administrativo foi enviado ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O corpo técnico dos dois órgãos irá avaliar se as taxas de juros praticados pelos bancos credenciados pelo Governo são ou não abusivas.

Fonte O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário