Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

APEOC: Um sindicato com liderança nacional


ESCOLA PAULO SARASSATE  EM CANINDE 9 DE JUNHO 20.800x
O Sindicato APEOC nasceu forte em 1962, há um pouco mais de meio século, absorvendo como legitimo herdeiro um imenso patrimônio de históricas lutas deixadas pela extinta Associação dos Professores Oficiais do Estado do Ceará: APEOC. Portanto, o hoje Sindicato APEOC não poderia ser diferente da matriarca que lhe proporcionou robusto crescimento e conceituado índice de representação junto aos profissionais educadores, associados e contribuintes espontâneos: hoje com mais de trinta mil filiados.
Conquistou o Sindicato APEOC muito mais do que isso: ganhou credibilidade e confiança no trato dos compromissos que assume com todos os gestores públicos. Intransigentemente reivindica e luta pela manutenção dos direitos conquistados pelos profissionais educadores da rede pública de ensino em todo território cearense.
Em conseqüência dessas sucessivas vitórias está o Sindicato APEOC no pódio nacional das entidades sindicais com maior percentual de propostas conquistadas em favor dos profissionais educadores do Magistério da Educação Básica em todo o país. O espaço é pequeno para se evidenciar tantas vitórias, a exemplo da implantação pioneira e integral da lei do piso nacional de salário dos professores, beneficiando efetivos e temporários. Com a lei APEOC conquistou percentual de 80% dos Recursos/FUNDEB, para pagamento de salário do magistério da educação básica. Conquistou ainda 1/3 da carga horária para as atividades extraclasses, beneficiando professores efetivos e temporários; conquistou inédita remuneração para o professor temporário graduado, correspondente ao vencimento e regência de classe do professor efetivo igualmente graduado; conquistou promoção de concurso público com imediata nomeação dos aprovados. Igualmente conquistou para os profissionais educadores direito ao sistema previdenciário, beneficiando marido ou companheiro de servidora; conquistou suspensão da cobrança dos valores previdenciários após afastamento para aposentadoria; conquistou beneficio alimentação para professores efetivos e temporários; correção da PVR-FUNDEB com implantação retroativa, Enfim, o espaço é pequeníssimo para registrar todas as lutas e vitórias conquistadas nos últimos 50 anos pelo Sindicato APEOC.
Por questão de justiça, não se pode deixar de registrar a reintegração de quase oito mil professores demitidos em 1988. Vitória conquistada junto ao Poder Judiciário, em despacho liminar. Porém, a consagrada vitória e uma das maiores conquistadas nos campos de batalha do Sindicato APEOC ocorreu recentemente, através de lei, aprovada, agora, em março de 2014, restabelecendo retorno à situação funcionar anterior de todos os professores que tiveram carga horária reduzida ou matricula suprimida por decreto do governo do Ceará em 1988.
Finalmente, citaremos ainda a conquista da primeira lei no Brasil, consolidando 1/3 de hora atividade; ampliação definitiva; atualização do teto e auxilio alimentação; publicação dos processos de estabilidade; e atualização da PVR.
Verdadeiramente o espaço é pequeno e com esse patrimônio o Sindicato APEOC merece toda honra na galeria das entidades sindicais, do Brasil, com a melhor prestação de serviços e assistência ao seu quadro social.
Editorial do programa Educação em Debate –
coordenação do Sindicato APEOC.
Fonte:APEOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário